Emprego e renda foram severamente atingidos pelas políticas de enfrentamento da pandemia promovidas pelo governo do estado de São Paulo.

Pauta: Emprego e Renda Danilo Palma

No pico, mais de 3,5 milhões de pessoas ficaram desempregadas e dezenas de milhares de empresas foram à falência, resultados da política do “fecha tudo, a economia a gente vê depois”.

Agora, os números do desemprego vêm caindo, porém os salários médios também estão em queda, afetando a renda dos paulistas.

A queda dos salários é especialmente preocupante por causa do aumento generalizado de preços. De combustíveis à cesta básica, tudo está mais caro.

Em vários locais do país, milhões de pessoas já estão vivendo na chamada “insegurança alimentar”, o nome bonito que a imprensa criou para dizer “passando fome”.

O emprego confere dignidade à pessoa. É da natureza humana sermos produtivos de qualquer forma. De fazermos algo que possa ajudar ou servir a outras pessoas.

Do lado das empresas, a burocracia e os altos custos de contratação e manutenção de funcionários também são fatores que travam a retomada do emprego, da economia e da renda dos trabalhadores.

A Pauta do emprego e renda.

Quero atuar na defesa do emprego, com proposição e apoio a projetos:
      o Que estimulem a geração de emprego e renda
      o Que estimulem aberturas de postos de trabalho
      o Que promovam a desburocratização do emprego para Micro e Pequenas Empresas
      o De estímulo à criação de cooperativas, institutos, associações e outras formas de geração de renda.

DANILO PALMA