A defesa da liberdade deve ser prioritária para todos os candidatos a postos legislativos no país, um direito constitucional que foi duramente desrespeitado por todas as esferas de governo durante a pandemia.

Pauta: Liberdade - Danilo Palma

A Constituição Federal, em seu artigo 5º, diz que “todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade”.

A pandemia de 2020 abriu a oportunidade para que governadores e prefeitos implantassem políticas duras de supressão de liberdades. Eles se aproveitaram disso, com aprovação de deputados federais, deputados estaduais e vereadores.

No exercício da democracia sempre houve e sempre haverá a tensão entre os ímpetos do poder – que, por natureza, sempre busca concentrar-se e aumentar – e os interesses da população, que simplesmente quer ter liberdade para viver, trabalhar, passear, frequentar cultos e missas e por aí vai.

Diversos profissionais, como cabeleireiros e manicures, tiveram de trabalhar como “bandidos”, durante os períodos de lockdown, para garantirem seus sustentos. Escolas foram fechadas, suprimindo a liberdade de nossos filhos de aprender e ter convívio social, importantíssimo para seus desenvolvimentos como pessoas.

Igrejas fechadas suprimiram o direito de culto de milhões de pessoas. Muitas das quais só têm a igreja como ponto de alívio emocional e espiritual quando vivenciam experiências tristes em suas vidas.

A supressão das liberdades gerou o aumento de casos de depressão e o número de suicídios.

Somos uma sociedade acostumada com o convívio social. Somos uma sociedade majoritariamente cristã, somos uma sociedade que quer filhos nas escolas, liberdade para viver e a liberdade é minha primeira pauta.

A Pauta da Liberdade

Quero levar proposições e apoio a projetos que – primeiramente – não resultem na supressão de qualquer das liberdades individuais, da livre iniciativa, da liberdade religiosa e da liberdade de expressão.

Precisamos lutar pela preservação e pela defesa do Artigo 5º da Constituição Federal e rejeitar sumariamente quaisquer projetos que possam resultar objetiva ou subjetivamente na supressão de qualquer das liberdades dos cidadãos.

DANILO PALMA